segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Bom dia!! Reproduzo abaixo um artigo muito interessante, como foi útil para mim, divido com vocês.





Enquanto as frutas e as hortaliças são as melhores fontes de fibras, os suplementos de fibras podem ser necessários para quem não consegue consumir a quantidade recomendada de fibras por dia, ou mesmo para aquele que sofre de prisão de ventre crônica ou de outros problemas gastrointestinais.

O Instituto de Medicina dos Estados Unidos recomenda que, a cada 1.OOO calorias consumidas, deve-se ingerir 14g de fibras. A recomendação básica para mulheres com menos de 50 anos é de 25g por dia, enquanto homens de mesma faixa etária precisam de 38g. Mulheres acima de 51 anos necessitam de 21g e homens da mesma idade precisam 30g.

Há duas maneiras de atender a recomendação de ingestão de fibras. A primeira se dá pelo consumo de alimentos ricos em fibras. A segunda é por meio dos suplementos de fibras. Os suplementos a venda no mercado geralmente apresentam fibras solúveis e insolúveis.

A fibra solúvel se dissolve na água e forma uma substância gelatinosa, que pode ajudar seu corpo a regular o açúcar no sangue e reduzir o colesterol. As fibras insolúveis não se dissolvem na água, mas aumentam o volume das fezes e são úteis ao promover a regularidade intestinal a prevenção da prisão de ventre.

Ao contrário dos laxantes, os suplementos de fibras são seguros para uso diário. Laxantes forçam o intestino à evacuação das fezes, enquanto as fibras dos suplementos simplesmente provocam a hidratação delas, o que as tornam mais fáceis de serem naturalmente eliminadas. Enquanto os laxantes agem rapidamente seu uso prolongado pode levar a dependência para os movimentos intestinais regulares, ao passo que nenhum tipo de dependência está associado a utilização diária dos suplementos de fibras. No entanto, é melhor obter a quantidade recomendada de fibra diária a partir de fontes alimentares, como alimentos integrais, frutas e hortaliças que são ricos em vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais para a sua saúde.

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES

Adicione fibras à dieta diária gradualmente e beba muita água. Aumentar a ingestão de fibras muito rapidamente pode causar gases e flatulência. Uma boa hidratação ajuda a prevenir a prisão de ventre e a formação de fezes endurecidas, que podem ser desconfortáveis. Esteja ciente de que os suplementos de fibras podem interferir na absorção de alguns medicamentos: assim, se estiver fazendo uso de algum remédio, consulte seu médico antes de tomar suplementos de fibras. Se for diabético, os suplementos de fibras podem ser úteis no controle de açúcar no sangue, mas você deve conversar de todo jeito com o seu médico em caso de necessidade de ajustes na medicação.

Fonte:
Catálogo Herbalife OUT/2013 - págs 56 e 57.

Nenhum comentário:

Postar um comentário